Decoração de Natal em 3,2,1

Dicas Básicas para Deixar as Comemorações de Fim de Ano Ainda Mais Especiais

Para começar, preparar a decoração de Natal é um ritual e tanto. Além de deixar a casa mais encantadora, com aquele brilho típico da data no ar, é um momento perfeito para envolver a família e construir memórias afetivas. Afinal, é normal que várias memórias afetivas de família venham das festas de fim de ano.

decoração de natal dentro de casa

Existem várias possibilidades: pode ser desde uma decoração de Natal simples, porém cheia de charme, até mesmo transformar todo o living – deixando o visual totalmente temático. Por isso, pensando em todos aqueles que amam essa época do ano, selecionamos algumas dicas básicas para o clima natalino invadir a sua casa. 

Paleta de Cores Natalinas: Escolha a Sua!

Nem só de vermelho e verde se faz uma decoração de Natal. Apesar de serem tons bastante tradicionais para a data, existe uma infinidade de cores para usar e que ficam bem elegantes. Tudo vai depender do seu estilo pessoal e também da sua casa. Para quem gosta de um visual mais minimal e escandinavo, por exemplo, é possível montar uma composição no estilo clean, com os elementos todos na cor branca ou feitos de materiais orgânicos.

Portanto, definir a paleta de cores é um dos primeiros passos para começar a pensar nos preparativos. Isso vai ajudar a deixar o décor harmônico,  facilitando o processo na hora de compor desde os arranjos da mesa posta até os enfeites da árvore de Natal.

A propósito, a Westwing separou 2 tutoriais com paletas de cores diferentes e perfeitas para a sua decoração de Natal. Confira: 

Decoração de Natal Dourada

Decoração de Natal Prateada

Como Decorar o Living Para o Natal?

Não há dúvidas: a sala de estar é o coração da casa durante as celebrações de fim de ano, com a família toda reunida para a confraternização. Por ser um dos cômodos de mais destaque nesta época, é preciso caprichar para ter um visual elegante e ao mesmo tempo mágico, assim você garante memórias únicas ao lado de quem ama. 

Atenção aos detalhes que fazem a diferença: capas de almofadas, tapetes e mantas são peças fáceis de trocar e, por isso, você pode substituir por modelos que estejam na paleta das cores escolhidas. 

decoração de natal na sala

Invista também em peças mais lúdicas, que tragam aquele toque nostálgico, como os bonequinhos de madeira do Quebra-Nozes e a tão aclamada figura do bom velhinho: o Papai Noel

Uma forma de trazer aquele clima aconchegante, e que tem tudo a ver com a época, é apostar nas velas decorativas para ter uma iluminação mais baixa e super charmosa, além de ser um objeto bem versátil. 

Decoração de Natal no Quintal: Aprimore a Parte Externa da Casa

Geralmente, a decoração de Natal toma conta do interior das casas e na parte externa só vemos os piscas-piscas, guirlandas e outros detalhes mais sutis. Entretanto, para conseguir uma decoração de Natal completa, nada melhor do que levar mais itens decorativos cheios de beleza para os outros pontos da casa. 

A decoração de natal no quintal é um ótimo lugar para garantir um décor aconchegante e que consiga trazer toda a atmosfera da magia natalina. No caso de um quintal com jardim as possibilidades de decoração de natal são as mais variadas. 

banner all type com grandes marcas com até 70% off e ir para loja em fundo verdePowered by Rock Convert

É possível usar peças decorativas como pequenos papais noéis pelo jardim, usar luzes de natal para decoração em volta dos vasos ou ao longo do perímetro do ambiente. A propósito, a decoração de natal com pinhas combina perfeitamente com quintais ou outros tipos de espaços externos. 

enfeites de natal para decoração clean

Por outro lado, se o quintal for “liso” e sem jardim ainda há muito para se aproveitar. Nesse caso, uma boa ideia é apostar na riqueza dos detalhes e colocar enfeites natalinos espalhados entre as paredes, apostando em luzes de natal. Dependendo das luzes usadas para a decoração é possível passar a ideia de que o quintal é ainda maior. O que é um ponto positivo e ajuda muito para aconchegar os convidados. 

Fazer uma bela decoração de Natal na varanda também é um truque mágico para deixar a casa mais bonita. Para quem gosta de montar presépios, deixá-los na varanda é um ótimo lugar. Por outro lado, como as varandas tendem a ganhar uma iluminação natural, não é necessário exagerar nas luzes de natal na decoração. Aproveite a luz natural e aprimore tudo com enfeites delicados e sofisticados. 

A Estrela do Décor de Natal 

Um dos momentos mais esperados é a hora de montar a árvore de Natal. Capriche nos arranjos e detalhes que serão usados para decorá-la, como a ponteira, fitas e bolas. Complete o visual com as luzes pisca-pisca. 

estrela de natal e outros enfeites

Para preencher o espaço embaixo da árvore, você pode se divertir e montar caixas de presentes com embalagens personalizadas ao estilo DIY! Dica: solte a criatividade, use papel kraft, barbantes coloridos, tags com frases, etc. 

A propósito, você sabia que é possível montar belas luzinhas de natal para a sua decoração de forma super fácil? Aprenda como fazer luzes de natal ideais para a sua decoração com as nossas dicas: 

Mesa Posta de Natal: Inove na Composição e nos Arranjos

Antes de mais nada, é preciso pensar nas cores que vão compor a mesa. O vermelho, por exemplo, pode aparecer de forma equilibrada nos acessórios como os jogos americanos e caminhos de mesa, ou revestindo as taças e copos para levar mais elegância. 

Taças bico de jaca, castiçais prateados e talheres clássicos também são opções certeiras para quem busca um visual requintado na hora de montar a mesa de Natal.

aqueles que gostam de imprimir um estilo mais descolado à tradicional composição, vale apostar em louças estampadas e talheres com cores e acabamentos inusitados. E, para dar aquele toque final, invista num lindo arranjo de centro, fazendo uma composição diferente com ramos, pinhas, bolas douradas e velas. O resultado é a cara do Natal!

mesa posta de natal

Para deixar a mesa posta ainda mais natalina, uma tendência bela e saborosa das comemorações de fim de ano é o bolo decorado de natal!

Geralmente, o bolo decorado de natal costuma ter verde, vermelho e branco como cores principais e um topper de Papai Noel ou outra figura que seja significativa para a comemoração. Além de deixar a sua mesa posta bem ornamentada, o bolo decorado de Natal ainda garante um toque doce e delicioso para a ocasião!

Gostou das nossas dicas? Então aproveite e encontre todos os produtos dessa matéria e muito mais no WestwingNow. Agora a nossa plataforma, que traz um jeito mais prático e rápido de fazer suas compras, conta com uma categoria especial de Natal, além dos diferenciais como entrega rápida e Wishlist – para você salvar seus itens favoritos.

Giulia Cirilo

Já conhece o nosso App?

Baixe agora

Baixe agora
Offline