Marina Ruy Barbosa: protagonista da vida real

Em sua nova versão, empresária de moda, Marina Ruy Barbosa veste a camisa – e os looks da Ginger – e apresenta aqui o seu novo escritório

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Marina está em casa e com o coração em festa. Essa é a sensação que paira no ar e transborda os olhos verdes durante a sessão de fotos para esta capa. 

No dia seguinte em que ela decidiu mudar os planos e a rota para conferir, em primeira mão, ao vivo, em cores e tons laranja, o resultado final do projeto de decoração de sua Shop Ginger House: “Eu estava muito curiosa, foi muito emocionante! Na hora que vi, oscilei entre uma criança histérica e muito feliz…e uma empreendedora orgulhosa”, diverte-se ao lembrar da Marina Ruy Barbosa antes e depois antes de ver o projeto.

O que é Ginger House?

A Ginger de Marina Ruy Barbosa é um projeto que nasceu para celebrar a moda e o design.

Esse novo espaço, de 800m2, em São Paulo, é a concretização de um sonho, que se tornou realidade há 2 anos, quando Marina, afastada das câmeras por conta da pandemia, resolveu ousar, arriscar e se desafiar ao lançar sua própria marca de roupas: a Ginger, que, não por acaso, significa “ruivo” em inglês.

E tudo graças a um combo infalível, em que determinação, foco e entrega se tornam os protagonistas de uma história que nasce bem-sucedida e agora ganha um capítulo extra: a estreia do novo showroom/escritório, que teve a decoração e a curadoria de produtos feitas junto com a Westwing.

A Westwing trouxe um novo olhar sob o escritório, desde os móveis usados a distribuição da decoração no espaço.

“Essa Ginger House representa tudo o que eu queria proporcionar à nossa equipe: um espaço agradável, confortável, criativo e onde todos se sentissem em casa. E eu acho que foi um match perfeito, porque a Westwing conseguiu traduzir toda essa essência aqui.”

Conheça o novo Ginger Shop:

Confira a seguir o bate-papo em que a atriz Marina Ruy Barbosa de 27 anos de idade, que desde os 9 anos conquista o público em frente as câmeras, fala sobre o seu mais recente e verídico papel de sucesso: empresária de moda.

WESTWING: QUAIS SÃO AS SUAS PRIMEIRAS RECORDAÇÕES DESSE AMOR PELA MODA COMO MARINA RUY BARBOSA CRIANÇA?

MARINA RUY BARBOSA: Fui uma criança muito livre e criativa, e uma das formas que encontrava de canalizar e expressar minha personalidade era através da moda. Sempre gostei de me vestir e hoje penso que essa era uma faceta através da qual eu conseguia mostrar um pouco de mim.

A MODA, PARA VOCÊ, É UMA JORNADA DE AUTOCONHECIMENTO?

Exatamente. O processo de encontrar meu estilo foi um exercício de olhar para dentro e entender quem eu era enquanto mulher. Não é algo que acontece da noite para o dia – exige tempo e amadurecimento. 

Essa constante necessidade de revisitar a minha essência me fez desenvolver um olhar mais apurado e uma vontade de imprimir a minha visão. Sem dúvida, essa jornada, junto com a vivência dentro do mercado de moda, culminou na criação da shop Ginger.

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COMO FOI ESSA TRANSIÇÃO PARA A VIDA DE EMPRESÁRIA DE MODA?

Me joguei de cabeça no mundo do empreendedorismo, quando resolvi tirar essa ideia do papel, no momento em que precisei pausar minha agenda profissional por conta da pandemia. Empreender é enfrentar desafios todos os dias e acho que navegar em um novo universo em meio à pandemia tenha sido, talvez, o maior de todos. 

Não havia um manual de instruções, nem modelos a serem seguidos: era tudo muito novo para todas as empresas e setores. Foram noites sem dormir e muitos desafios, mas conseguimos criar uma marca de moda relevante e que ainda teve a oportunidade de contribuir para o nosso país em um momento delicado – 100% do lucro da nossa primeira coleção, lançada em julho de 2020, foram revertidos para a ONG Gerando Falcões.

COMO FOI ESSA AÇÃO E O QUE A MOTIVOU A FAZER ESSE MOVIMENTO?

O impacto faz parte do DNA da Ginger. Nossa intenção é sempre ajudar de alguma forma, seja com o apoio de causas sociais ou incentivando escolhas mais inteligentes. E eu não me sentiria completamente realizada se não pudesse aliar o lançamento da minha marca com a chance de colaborar com o nosso país, especialmente em um momento de tanta fragilidade.

COMO CONCILIAR A SUA ROTINA DE EMPRESÁRIA COM A AGENDA DE ATRIZ?

É realmente um desafio. É sobre eleger prioridades e entender onde a minha atuação fará maior diferença naquele momento. Pois todas as etapas de uma empresa nova precisam estar alinhadas, ser acompanhadas de perto com atenção, dedicação… e entrega – e eu realmente me entrego totalmente a todos os meus projetos! 

Eu amo ser atriz e quero exercer essa profissão para o resto da minha vida. Mas precisava encontrar outras formas de me realizar profissionalmente… e empreender é uma delas.

COMO FOI ESSA ENTRADA OFICIAL NO MERCADO FASHION?

Minha história no mundo da moda começou com a minha carreira de atriz. Conforme fui conquistando o respeito do mercado, o interesse na minha imagem acabou abrindo portas em outras frentes: fiz parcerias com grandes marcas, fui convidada para assistir e participar de grandes desfiles internacionais e tapetes vermelhos etc. 

Tudo isso me deu a oportunidade de desenvolver meu repertório, aprimorar meu olhar e, cada vez mais, entender quem eu era enquanto consumidora.

COMO A WESTWING ENTROU NA SUA VIDA E NA DA GINGER?

Meu primeiro contato com a Westwing foi como cliente: eu gostava da experiência no e-commerce e, vez ou outra, escolhia peças para a minha casa. A admiração pela empresa foi crescendo, e quando chegou o momento de abrir o tão sonhado escritório da Ginger House, achei que faria todo o sentido envolver uma marca respeitada, que pudesse nos ajudar a montar um espaço que refletisse os nossos desejos, e a pensar no todo e também nos detalhes.

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COM O QUE VOCÊ SONHAVA QUANDO SURGIU A IDEIA DA GINGER HOUSE?

Os sonhos eram muitos! A concepção da nossa Ginger House era importante demais e precisava ter o olhar de quem entendesse do assunto. Queríamos um espaço que refletisse a nossa cara: uma atmosfera moderna, alegre e jovem… e que inspirasse criatividade. 

Era fundamental que os nossos colaboradores pudessem desempenhar suas funções em um espaço bonito e confortável, onde todos se sentissem bem. O escritório também seria um lugar para receber nossos parceiros – fornecedores, clientes multimarcas, influencers –, então precisava transpirar a nossa estética.

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QUANDO VOCÊ VIU O ESCRITÓRIO PRONTO, QUAL FOI A SENSAÇÃO? O QUE MAIS TE ENCANTOU?

Foi uma felicidade imensa! Finalmente temos um espaço que cabe todo o nosso potencial enquanto empresa, lindamente desenhado e mobiliado com carinho pela Westwing. Estou apaixonada pela minha sala e não consigo fingir naturalidade – cada detalhe fala um pouquinho de mim.

Texto por ANITA POMPEU
Fotos por BRUNA CASTANHEIRA (retratos) | LEILA VIEGAS (arquitetura)

Gabriella Mondroni

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