SP-Arte 2014

Quem está na capital paulista neste fim de semana pode aproveitar para ir até a SP-Arte 2014, que começou no dia 02 de abril e já reuniu visitantes do mundo inteiro. Com 136 expositores, a 10ª edição traz o máximo de variedade artística com 78 galerias brasileiras e 58 estrangeiras de 17 países. No total, o público tem a chance de apreciar até 136 expositores diferentes. Veja alguns dos destaques que o Westwing separou para você! (1)

galeria

Eterna inspiração

O nome de Candido Portinari é um dos mais inspiradores quando o assunto é pintura nacional. Suas obras retrataram muito sobre o povo, incluindo a realidade dos retirantes e a vida rural. Na mostra, é possível conferir este grande artista, assim como o talento de Alfredo Volpi — italiano que morou no Brasil, conheceu várias correntes e sempre manteve um estilo bastante pessoal. Lado a lado, os dois atraiam a atenção de todos que passavam ali. (2)

quadro laranja

A galeria Pinakotheke também apresenta Le Corbusier, um dos arquitetos modernos mais importantes da história. Você sabia que ele brilhava o mesmo tanto como pintor? Pois é, a sua criatividade não tinha limites e isso fica perceptível nos desenhos repletos de geometria, perspectivas e proporções, resultando em uma harmonia única. (3)

corbusier

Traços únicos

Outro brilho para os olhos: a sensibilidade poética realçada na tela a óleo de Tomie Ohtake e a expressividade única encontrada nos traços de Wesley Duke Lee. (4) E mais: um quadro feito em lápis, nanquim, decalque e aquarela sobre papel da série Metarmophose, de Miró, na mesma parede que uma lindíssima obra de Basquiat, produzida com giz de cera colorido.

leemiró

As cores vibrantes, os traços habilidosos e o alto nível de detalhes dos premiados grafiteiros Otávio e Gustavo Pandolfo tiveram espaço garantido no evento. Os Gêmeos chamam a atenção pelo incrível trabalho com arte de rua que acolhe elementos urbanos, cultura folclórica e histórias populares. Os sabores da imaginação dão asas para todas as manifestações; elas servem como uma verdadeira janela da alma, refletindo a essência dos irmãos. Por isso, é impossível não tirar um tempo para se envolver com suas criações! (5)

colorido

Conceituadas mundialmente

A ArtView é uma revista prestigiada e referência mundial em arte contemporânea. Ela indicou as galerias mais conceituadas em 2013 e várias estavam no SP-Arte 2014. Sugerimos uma visita na de Larry Gagosian, que é um dos homens mais poderosos do mercado artístico. O público também aprecia bastante a presença da Thaddaeus Ropac. Um dos destaques que a galeria francesa apresenta é o quadro de Georg Baselitz, pintor alemão que possui linhas fluídas e dinâmicas. (6)

quadrinhos ropac

Vale conferir ainda a White Cube, de Londres. A primeira coisa que reparamos no estande foi a “Anatomy of an angel” de Damien Hirst, um dos artistas mais polêmicos e renomados das últimas décadas. A escultura de mármore impressiona pelos detalhes e a estrutura anatômica, revelando a parte humana do anjo. (7)

Escultura

As outras galerias apontadas pela ArtView são: David Zwirner, Marion Goodman, Pace, Lisson, Luisa Strina, Neugerriemschneider, Kurimanzutto, Franco Noero e Continua.

Outros destaques

A Baró, localizada em São Paulo, tem um papel importante no circuito internacional, estabelecendo o diálogo entre artistas, curadores e instituições culturais. Lá encontramos o Relógio Sideways, feito com fibra de vidro e tinta pelo americano Daniel Arsham, que procura transformar temas cotidianos em algo magnífico e surreal.

Outra paulistana é a Emma Thomas, que ganhou o prêmio de Melhor Galeria Jovem em Buenos Aires e a segunda colocação como as melhores paulistas, segundo a revista Época São Paulo. Pertence às sócias Flaviana Bernardo e Juliana Freire e tem como intuito principal a democratização da arte contemporânea, representando 14 artistas da nova geração. (8)

relógio

 Cantinhos especiais

O Espaço Solo é uma “área de respiro” que traz as galerias interessadas em apresentar um único artista. A ideia é oferecer ao público uma imersão no trabalho de um mesmo autor, observando e compreendendo melhor o conceito dele.

Outro cantinho importante é o Laboratório Curatorial “É o nosso ateliê, uma pequena academia de formação de curadores jovens, com curadoria de Adriano Pedrosa”, conta Fernanda Feitosa. A ideia é selecionar os projetos de jovens e patrociná-los. Este ano, Carolina Vieira e Traplev foram os escolhidos e poderão estudar e trabalhar com Adriano Pedrosa durante seis meses.
Ficou curioso? Quer ver tudo ao vivo e a cores? Então aproveita! Amanhã e é o último dia da SP-Arte 2014. Corre que dá tempo! (9)

roxo 12

Quando: Sábado: 13h às 21h | Domingo: 11h às 19h
Onde: Pavilhão Ciccillo Matarazzo, Parque do Ibirapuera, Portão 03, São Paulo
Entrada: R$ 40,00 | R$ 20,00 (meia entrada para estudantes, portadores de deficiência e idosos com apresentação de documento).

A entrada na feira é permitida até 1 hora antes do término do evento. Crianças menores de 10 anos e cartão VIP não pagam entrada (com apresentação de documento). Aceita o Vale Cultura descontando 50% do valor do ingresso.

Gustavo Lima

Já conhece o nosso App?

Baixe agora

Baixe agora
Offline