Tartan: a estampa atemporal
Caloroso, colorido, fascinante e cheio de história para contar: conheça o tartan, a estampa que ficou famosa nas mãos dos escoceses, mas invadiu o mundo inteiro. A Revista Westwing conta tudo sobre sua trajetória, desde a Idade Média, passando pelos costumes grunges dos anos 80 até chegar na atualidade. Veja!
Afinal, o que é o tartan?
Talvez você se lembre do tartan pelos quilts que representam os clãs escoceses ou por aquelas mantas de inverno que todo mundo já teve em casa. A padronagem é feita em fios de diferentes cores e inúmeras repetições que se cruzam criando um desenho entrelaçado.
Inventado na Áustria durante a Idade Média, a figura se tornou popular na Escócia como símbolo de identidade nacional entre o século XVII e XVIII. O quilt e seu padrão se tornaram ícones no país, assim como seus castelos, gaitas de fole e whisky. Atualmente, é possível encontrar registros de famílias e suas estampas no site governamental do Reino Unido.
A partir das mudanças culturais que sucederam a Segunda Guerra Mundial, o tartan começou a aparecer no mundo da moda e a vestir estrelas de Hollywood como Audrey Hepburn e Marilyn Monroe. Nos anos 80, o estilo escocês se tornou febre entre os jovens. Já na década de 90, a flanela era figurinha carimbada entre os descolados que seguiam o estilo grunge. Nos dias de hoje, estilistas importantes como Ralph Lauren e Vivienne Westwood estão apostando na volta do desenho.
Xeque-mate!
Inicialmente, as figuras eram feitas exclusivamente com cores neutras, como branco, preto e marrom. Mais tarde, com a descoberta do tingimento vegetal, foi possível introduzir tons de verde, azul, violeta, azul, laranja e amarelo. Algumas combinações se tornaram tão populares que ganharam nome próprio. Confira alguns deles:
Clássico: verde e azul com listras vermelhas;
Formal: verde e azul em um fundo preto, com uma linha branca;
Real: verde, vermelho e azul em um fundo branco ou preto, branco e vermelho em um fundo cinza.
Burberry: com fundo bege e linhas pretas e brancas, foi criada pela marca britânica de mesmo nome.
A padronagem é perfeita para criar uma atmosfera confortável na sua casa. Nos têxteis, ela pode ser facilmente adaptada a qualquer estilo. Com um mix de cores sóbrias, transmite um clima de casa de campo, enquanto em tons pastel combina com um espaço escandinavo. Você pode escolher diferentes nuances, dependendo do seu ambiente.
O tartan é perfeito em capas de almofada ou em uma manta no sofá. Se quiser, é possível também usar a estampa em tapetes e cortinas. Para complementar, escolha acessórios em tons claros e crie um contraste impactante.
A capacidade da estampa de trazer aconchego para um ambiente é infinita. Escolha o tartan que vai representar sua família e comece a decorar com ele.