O design luxuoso do Château de la Resle
Que tal conhecer de perto um típico castelo Francês? Pois hoje nós levamos você para uma visita ao Château de la Resle – uma construção histórica que um dia pertenceu a aristocracia francesa e atualmente abriga um hotel de design luxuoso, há três anos sob a direção de Johan Bouman e Pieter Franssens.
O início
Já faz onze anos desde Johan e Pieter deixaram sua antiga casa em Heusden, na Holanda, para construir uma nova vida na França. Como conta Johan, o trabalho foi a razão original para mudança: “Na Holanda eu tenho uma empresa no setor de alimentos e era o momento certo para nos estabelecermos na França”. Mas quando visitaram o Château foi amor à primeira vista e o lugar tornou-se um novo motivo para ficar.
Paisagem
E não é só o castelo, mas também o cenário espetacular que vai fazer você desejar fazer uma visita: o Château de la Resle fica no topo de uma montanha, de onde você tem uma vista privilegiada de toda a área. Localizado na região de Montigny la Resle, ao norte da Borgonha e perto de Chablis, na paisagem você encontrará muitas colinas, vinhas, campos e florestas. “Vézelay e Fontenay Abby, que estão na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO, também ficam próximos ao Castelo”.
História
Por gerações o castelo pertenceu à nobres famílias da região. Depois da Segunda Guerra Mundial, passou a ser usado como casa de férias por uma família de Paris, mas com o tempo tornou-se desabitada. A parte mais antiga da construção data do século XVII. “No final do século XIX, o castelo foi parcialmente destruído por um grande incêndio. Portanto, uma grande parte foi reconstruída na época”.
Design luxuoso e exclusivo
Ao observar o interior do Château de la Resle, é possível perceber que Johan e Pieter têm respeitado a história do edifício. “Nós criamos uma mistura de elementos clássicos do período de construção da casa e combinamos isso com a nossa própria coleção de arte contemporânea e peças de design moderno”. As cores usadas vêm do Dutch Farrow & Ball, um órgão de autoridade da indústria de tintas. “Nós usamos algumas cores escuras para fazer contraste com os tetos brancos e os móveis de madeira. O resultado? Um estilo que é difícil de categorizar”.
Além do hotel, Johan e Pieter também são os proprietários da marca Château de la Resle, que assina peças desenvolvidas exclusivamente para o castelo. “Todos os objetos são projetados por designers holandeses que estão familiarizados com o local e foram inspirados por ele. Nossa pequena coleção de objetos é a tradução da elegância deste lugar”.
Esta coleção particular contém alguns itens que vão deixar os amantes do design encantados. Entre eles a escultura de cinco metros de Arik Levy, feita em aço inoxidável, que é o destaque do jardim. E qual item de design é o mais especial para Johan? “As garrafas de porcelana, de Carolina Wilcke. Inspiradas pelo seu projeto de graduação na Academia de Desenho, chamado ‘Tablemates’. Nós temos um protótipo dela em nossa coleção”.
Johan e Pieter não planejam deixar a França tão cedo. “Esperamos que em 10 anos o Château de la Resle seja bem conhecido entre os amantes da arte e do design. E trabalhamos para que este castelo continue a inspirar”.