Design dinamarquês
Você já se perguntou por que o design dinamarquês se tornou tão reconhecido no mundo inteiro?
Poltrona About a Lounge Chair by Hee Welling – Foto © Loja Danish Design
Primeiro é necessário entender que o design é cultural e realmente faz parte do DNA do país. As produções ganharam mais notabilidade durante a segunda metade do século XX, quando as peças nasceram para oferecer soluções inteligentes que vão além da estética. Conheça agora alguns ícones e momentos que imortalizaram o estilo da Dinamarca!
Arne Jacobsen
Foto Designer © Reprodução | Foto Poltrona Egg © Ambiente de Simone Goltcher para Casa Cor
Arquiteto e designer que ajudou a introduzir o modernismo na Dinamarca. Trabalhou com diferentes tipos de produtos como móveis, têxteis, papéis de parede, talheres, entre outros. O visual elegante e as linhas fluidas aparecem em suas peças que são apreciadas e desejadas até hoje!
Hans J. Wegner
Foto Designer © Reprodução | Foto The Chair © Jens Mourits Sørensen | Foto Flag Halyard Chair © Katja Kejser & Kasper Holst Pedersen
Tornou-se carpinteiro aos 17 anos e, depois, estudou na instituição que hoje é conhecida como The Royal Danish Academy of Fine Arts. Em 1940 se juntou em um projeto com Arne Jacobsen e Erik Moller. Respeitando a madeira e conferindo uma suavidade natural ao minimalismo, Wegner ganhou inúmeros prêmios e é considerado um dos melhores e mais produtivos designers de móveis do mundo, ultrapassando o número de mil modelos assinados.
Verner Panton
Foto Designer © Verpan | Foto © Wire Cone Chair
Um dos talentos mais notáveis e inovadores do século XX, sendo o pioneiro no uso de plástico moldado. Fatos que tornam Verner Panton brilhante: se recusou a aceitar a gravidade, tinha um espírito imaginário que se manifestava em suas formas ousadas e vislumbrou um futuro colorido e feliz. Também introduziu uma série de lâmpadas modernas com personalidades incomuns a partir do seu toque escandinavo e contemporâneo.
Pøul Henningsen
Foto Designer © Reprodução
“Aos 18 anos eu comecei a fazer experimentações com a luz. Eu estava buscando a harmonia na iluminação”. Henningsen era um especialista em teoria da iluminação completamente obcecado pelo assunto. Ele tinha um talento bastante diversificado e estudou a importância da luz para o nosso bem-estar. A Artichoke é um dos seus maiores ícones, considerada uma verdadeira obra de arte clássica.
Børge Mogensen
Foto Designer © Reprodução | Foto Hunting Chair © Loja Danish Design
Ficou conhecido como o designer que criou móveis de alta qualidade a preços acessíveis para as casas dinamarquesas. Seus projetos ganharam destaque nas décadas de 50 e 60, sendo reconhecidos pela simplicidade e praticidade. Os aspectos estéticos tinham importância, mas nunca em detrimento da funcionalidade.
Hee Welling
Foto Designer © Reprodução | Foto About A Chair & About A Stool © Loja Danish Design
Um símbolo da produção contemporânea e, ao mesmo tempo, um profissional que está profundamente ligado às tradições do design escandinavo. Simplicidade, funcionalidade e refinamento ficam em evidência em suas peças cools, básicas e atemporais.
Mestres e Ícones
Se você quer conhecer mais sobre o design dinamarquês aproveite a mostra Mestres e Ícones no Instituto Tomie Ohtake (São Paulo). O evento reúne 50 peças e grandes nomes, sendo resultado de uma parceria incrível entre o espaço, a Agência Dinamarquesa para a Cultura e o Museu de Design da Dinamarca. Fica aberto ao público até dia 28 de setembro, não perca!