Amuletos japoneses que levam sorte para a casa

Há tempos a estética oriental tomou conta da decoração brasileira, levando para os lares um visual que emana leveza. Junto com isso, os amuletos japoneses de boa sorte também apareceram para ficar. Listamos três deles e contamos um pouquinho sobre cada um. Escolha seu preferido e reserve um espaço para ele na sua casa!

kimmidolls

Maneki Neko: o gato da sorte

Maneki Neko, traduzindo para o português, significa “o gato que acena”. Esses enfeites felinos surgiram no Japão por volta do século XVIII e inicialmente eram fabricados em madeira, pedra ou porcelana. Segundo a lenda, quando ele é colocado em uma casa, loja ou restaurante, o dono do local será recompensado com muita sorte.

Maneki Neko

Normalmente, o talismã é branco com manchas laranjas e pretas, mas existem algumas variações de cor e cada uma delas tem um significado especial.

  • Branco: traz felicidade e pureza.
  • Ouro: atrai riqueza e prosperidade.
  • Preto: protege dos maus espíritos.
  • Vermelho: para aqueles que procuram por amor.
  • Verde: proporciona boa saúde.

É possível encontrar o gato tanto com a pata direita, quanto a esquerda levantada. No primeiro caso, atrai riqueza e boa sorte. No segundo, traz clientes para os comércios.

Daruma: faça seu pedido

Um dos elementos mais populares da cultura asiática, o Daruma se tornou um dos preferidos no restante do mundo também. O boneco representa o monge Bodhidharma, que levou o budismo para a China e Japão. Dizem que eles são pintados de vermelho para representar a cor da roupa do monge.

Daruma

Esses pequenos elementos sempre são vendidos com os olhos em branco. Depois de comprar ou ganhar a sua estátua, o indicado é pintar um deles no momento de fazer o pedido. Quando o objetivo for alcançado, o segundo olho pode ser pintado e o objeto pode ser queimado.

Kokeshi: bonequinhas especiais

As bonecas artesanais feitas em madeira foram criadas no século XIX, quando marceneiros começaram a esculpi-las para que servissem como um talismã da sorte para trazer fertilidade e abundância nas colheitas.

Kokeshi

Tradicionalmente, elas eram feitas em apenas três cores:  vermelho, preto e amarelo. Hoje em dia existem muito mais tons, formas e tamanhos. Muitos acreditam que essa pequenas bonecas simbolizam a alma das crianças, servindo como proteção.

Kokeshi tradcional

Os símbolos japoneses de boa sorte permitem explorar o charme e a beleza do estilo oriental. Então, por que não incorporá-los na decoração para levar boas energias à rotina da casa?

Gabriella Mondroni

Já conhece o nosso App?

Baixe agora

Baixe agora
Offline