Westwing visita a decoradora Charlotte em Amsterdã
Charlotte van Heyningen Nanning ama elementos naturais, adora perder horas no Instagram e no Pinterest, além de fazer grandes mudanças na decoração. Nós visitamos a casa da decoradora em Amsterdã para descobrir a essência desta expert de alma étnica e boêmia. Junte-se a nós nesse passeio!
Desde que começou a trabalhar na Dols & Co, empresa que desde 1915 é responsável por inúmeros projetos de design de interiores na capital holandesa, o gosto de Charlotte mudou: “Com o tempo, sinto que desenvolvi um estilo mais maduro e moderno. Gosto de composições em tons terrosos e também adoro quando as folhagens fazem parte dessa combinação”.
Em seu lar, também há espaço para estampas animal print. Dentro de seu trabalho, se especializou em tecidos, cores e na criação de mobiliários. Além disso, se tornou especialista em montar ambientes completos.
Durante muito tempo, Charlotte queria reconstruir sua morada, mas depois desistiu da ideia: “Às vezes você precisa manter o estilo da construção. Do lado de dentro da minha casa, me preocupei em criar uma atmosfera boêmia. Se eu mexesse muito na parte externa, poderia ter feito um estrago”. Em vez de reformar, ela decidiu apenas valorizar o estilo.
Em relação ao interior, a decoração deste está sempre em mutação: “Eu sou uma pessoa muito inquieta e constantemente sinto necessidade de mudar tudo. Muitas vezes preciso me controlar e tomar cuidado para não alterar por completo o meu lar em algumas horas”.
Quando perguntamos sobre seu espaço preferido na casa, a moradora responde sem hesitar: “Meu quarto. Eu gosto da minha cama e da iluminação natural que entra pela janela”. No entanto, todos os outros cômodos também são especiais, ela conta: “Cada espaço tem a sua própria função. A cozinha é o lugar para reunir os amigos. A sala de estar é o meu maior orgulho quando se trata de estilo, pois é nela que coloco todos os meus achados e acessórios. É um ótimo canto para relaxar”.
Como decoradora, Charlotte diz o que acha que funciona e o que não funciona na hora de compor: “Para mim, é importante ser fiel ao próprio estilo e gosto. Não devemos seguir a massa”. Ela também ressalta a importância de manter uma base sutil, apostando em acessórios e móveis pequenos. “Desta forma, o interior permanece atemporal, mas você ainda pode fazer ajustes rápidos, adicionando novos itens sempre”.
Para fechar a visita, a expert em decoração nos dá um conselho final: “Invista em objetos que surpreendam no primeiro olhar. Normalmente são peças mais caras, mas lembre-se que você poderá apreciá-las por muito mais tempo”.