Por dentro da Ilha das Flores - casa da Condessa Sandra Bernadotte
Clima mediterrâneo fora da Itália e um jardim de um milhão de tulipas. Bem-vindos à Ilha das Flores Mainau, na Alemanha, casa da Condessa Sandra Bernadotte. Ela nos levou para conhecer seu castelo e compartilhou todas as belezas de sua terra. Embarque com a gente nessa viagem a esse lar digno de realeza.
Localizada no lago de Constança, a Ilha das Flores é o lar de Condessa Sandra Bernadotte e seu marido, Conde Björn Bernadotte. Conhecido por abrigar mais de 6 mil espécies de orquídeas, 20 variações de borboletas e 30 mil roseiras, o lugar recebe milhares de turistas todos os anos.
Com 45 hectares, o espaço é pensado para ser florido o ano inteiro. Enquanto no outono as estrelas são as dálias, na primavera é possível observar o desenvolvimento de um milhão de tulipas.
Entre as construções da ilha, estão um restaurante, o castelo dos proprietários, uma igreja barroca, a casa de borboletas e uma estufa de palmeiras. Na última, os visitantes apreciam mais de 20 tipos de plantas, além de curtir um show de jazz nos fins de tarde.
A condessa Sandra foi nossa guia turística pelas terras alemãs e contou um pouco sobre como é morar em Mainau: ‘’Sempre tem alguma coisa acontecendo por aqui. Eu adoro isso!’’. Mesmo com toda essa agitação, foi difícil se acostumar com o tamanho da construção: ‘’É lindo, mas no começo eu me perdia muito. O castelo tem 100 quartos!’’
Ao entrar no lar, logo vemos o bom gosto da anfitriã e o luxo que a família carrega. “Eu amo o estilo clássico, que sempre esteve no castelo e que foi trazido pela minha sogra. Alguns móveis estão aqui há séculos, e eles se encaixam bem’’. A jovem condessa também colocou seu toque pessoal no décor: “Claro que eu trouxe várias peças minhas quando mudei, criando uma mistura entre o antigo e o moderno’’.
O processo de repaginar um castelo não é fácil. “Para cada geração, há um pequeno processo de transformação para atingir um estilo próprio na decoração’’. Ela conta que o casal mudou os pisos, rearranjou os móveis e adicionou peças divertidas, como um cachorro decorativo em glitter rosa.
Além de desfrutar de seu lar, a moradora gerencia uma organização chamada Café Vergißmeinnicht, que cuida de crianças com dificuldades de aprendizado. O espaço dá aulas e prepara os jovens por um ano, ensinando matemática, nutrição, terapias ocupacionais e dando apoio psicológico.
A ilha está aberta para visitações o ano inteiro. Vale a pena passear por esses lindos jardins e apreciar uma paisagem de tirar o fôlego.