Mies Van Der Rohe
O nome Mies Van Der Rohe não é incomum aos mais antenados no mundo do design e arquitetura. Nascido na Alemanha em 1886, este arquiteto marcou e influenciou o século 20 e a arquitetura moderna.
Mies Van Der Rohe seguiu uma concepção de linhas puras na arquitetura. Isto significa que seus desenhos eram desenvolvidos na maior parte em linhas retas, que se unem sempre na perpendicular, nos fazendo percorrer os detalhes com os olhos e dando a impressão de movimento ao projeto. Apesar do uso de concreto bruto, Mies Van Der Rohe consegue, graças a suas linhas, um visual bastante agradável e sofisticado.
Já em 1919 criou a Bauhaus, com Walter Gropius, a fim de formar artesãos, escultores, pintores e arquitetos para desenvolver novos produtos industriais. “Formaremos uma escola sem separação de gêneros que criam barreiras entre o artesão e o artista. Conceberemos uma arquitetura nova, a arquitetura do futuro, em que a pintura, a escultura e a arquitetura formarão um só conjunto.” Este foi o primeiro manifesto da escola, redigido em 1919 por Gropius. Ou seja, era uma escola alemã que se destacou pelas transformações no design, artes plásticas e arquitetura.
Em sua época, Mies Van Der Rohe foi rejeitado, pois não seguia o espírito nacionalista da Alemanha que já estava dominada pelas forças nazistas. Deixou o país em 1937 e, nos EUA, foi reconhecido como pioneiro da arquitetura moderna, tendo condições para promover suas experiências. Influenciado pelo Expressionismo, Suprematismo e Construtivismo russo, o estilo de Mies era definido por ele mesmo como “pele e osso”. Uma técnica perfeita em detalhes, uma abordagem racional, “limpeza” da forma e preceitos minimalistas. “Menos é mais”, costumava dizer o arquiteto.
O vidro é um elemento muito importante nos trabalhos de Mies. Um bom exemplo de suas criações com este material é a casa Farnsworth, também chamada de casa de vidro, localizada nos EUA. Aplicando diversos conceitos no projeto, a casa traz transparência – pelo vidro, fluidez de espaços, linhas mínimas e a sensação de que sua estrutura flutua. Outro trabalho impressionante é a casa Tugendhat, construída em 1930 na Tchecoslováquia. Ela também utiliza muito do vidro e de materiais nobres, trazendo um estilo requintado e alto padrão.
Há ainda a Neue Natianolagarie, Nova Galeria Nacional de Berlim, uma referência do alemão. Estruturada em dois níveis, a parte superior conta com o hall de entrada envidraçado e sem colunas laterais, para receber exposições temporárias. No nível inferior há um pátio para as coleções permanentes.
Em relação aos espaços internos, podemos dizer que ele buscava uma conexão visual, trabalhando para que o ambiente externo e interno não fossem delimitados claramente, criando assim uma integração entre os espaços.
Aqui temos um pouco sobre a vida e a obra deste criador de estilo particular, que trabalhou tanto com o clássico e regional, quanto atuou na vanguarda da arquitetura. Com características formais e estéticas modernas, Mies ofereceu uma nova essência e muita inspiração ao mundo arquitetônico.
© 2012 Westwing / Fotos: Livro Coleção Folha Grandes Arquitetos, vl. 12 – Mies Van Der Rohe