Em Milão o estilo retrô mora com a elegância das épocas
Hoje vamos fazer uma viagem até Milão e visitar a casa de Lorenzo de Fant, designer que colabora com marcas de luxo e tem uma decoração em que o estilo retrô se encontra com a elegância de diferentes épocas. Vestido todo de preto e com um sorriso impactante, Lorenzo recebeu o Westwing para contar sua história de criatividade.
“No meu trabalho eu tenho muita liberdade para criar e sempre tentar algo diferente. Meu ponto forte é ter atenção nos detalhes”, afirmação que percebemos pelos detalhes encantadores de sua casa como os acessórios Hermès e a mesa de centro icônica em frente ao sofá. Já a pintura é de Monica Trastoy, uma obra que também está presente no MoMa de Bilbau, comunidade do país Basco, na Espanha.
Entre as artes e os livros
“Sou um animal noturno. Entre 0h e 4h, sou muito mais criativo. (…) Entre as artes, me aproximo mais da arquitetura e da pintura, mas sem deixar a literatura de lado. Não posso deixar de olhar o passado para descobrir a razão dos acontecimentos”, conta Lorenzo. Entre alguns nomes que o inspiram estão D’Annunzio, Portaluppi e Klimt. Estes autores representam para ele a essência das artes, pois une fortes referências do passado em suas obras.
Milão – A história e a arte de viver
Com raízes francesas por parte do pai e origens ciganas por parte da mãe, percebemos que Lorenzo tem uma aura bohêmia e uma paixão por viagens que podem ser interpretadas como heranças de seus familiares.
Hoje, seu coração mora em Milão, cidade que ele ama por diferentes razões: o cenário belo e contrastante de Villa Necchi Campiglio, o monumental cemitério, o restaurante Giacomo Bistrot e a capacidade de misturar os diferentes estilos. Além disso, há uma outra possibilidade que o encanta: explorar a cidade de bicicleta.
Em sua casa, ela fica ao lado da televisão vintage e de molduras antigas. A estante é cuidadosamente organizada com as capas multicoloridas dos livros e um rádio que não tem nada a ver com a era digital. A impressão é de uma verdadeira viagem no tempo, uma aventura entre épocas e estéticas, indo além do estilo retrô convencional.
Simetria e cores: uma obsessão
Se tem algo que Lorenzo valoriza é a simetria. Ele conta: “É um elemento fundamental para mim e tudo em minha casa é baseado neste conceito. Na sala de estar e no quarto tento balancear os complementos com esta filosofia.” Já as cores seguem o tom de terra como bege e marrom escuro, porém com pontos de destaque em vermelho e ouro.
Outro ponto interessante é a porta de banheiro, que traz uma paleta colorida e uma luz fascinante. O designer ama ambientes luminosos e o cômodo íntimo conseguiu refletir sua personalidade.
De volta ao quarto, notamos a paleta mais calma e a escolha por materiais naturais. A cabeceira foi desenhada pelo próprio Lorenzo que se inspirou em um hotel londrino. Os pisos de madeira e a atmosfera refinada tornam o ambiente completamente agradável.
Um reino sem rei
“Gosto muito de receber convidados, mas não amo cozinhar”, admite Lorenzo com um tom divertido. Quando ele organiza um jantar, cada visita tem a tarefa de levar um prato. Ele brinca que isso torna o espaço um reino da democracia sem um verdadeiro rei.
Mesmo sem a paixão por experiências culinárias, ele adora ver a casa cheia de amigos e decidiu ter um amplo espaço para a sala de estar. A mesa serve muito mais como elemento decorativo do que para realmente se sentar, já que Lorenzo prefere o móvel sem cadeiras ao redor.
“Meu objeto favorito é…”
O livro Notturno, de Gabriele D’Annuzio é original e foi comprado quando Lorenzo tinha 18 anos. Era o começo de uma adorável coleção de obras antigas e esta, em particular, o acompanhou em diferentes momentos. A publicação fica protegida com uma redoma de vidro.
Inspiração global
Quando tem um tempo livre o designer aproveita para conhecer outros países. Em suas composições há diferentes memórias e lembranças de várias partes do globo como Marrakesh, Índia e diferentes cidades da Itália. Uma vontade? Visitar as maravilhas do lado de cá: “Eu sonho em conhecer a América do Sul”.