Guia dos sofás
Vamos falar sobre sofás? Quando o assunto é esse logo nos sentimos perdidos com os inúmeros tipos, tamanhos e estilos… São tantas opções que escolher a peça ideal se torna realmente um desafio. Mas contaremos alguns segredos e dicas para você conhecer mais sobre os modelos de sofás e tomar a decisão certa na hora de escolher o seu!
Foto © Projeto Guilherme Torres
Tamanho em primeiro lugar
Independente do tamanho ou estilo de decoração da sala, não é necessário abrir mão de um estofado. O primeiro passo é pensar o quanto você quer que o sofá ocupe no espaço. Ele será o protagonista ou ficará acompanhado por mais poltronas? A mesa de centro será pequena ou acomodará vários objetos?
Foto © Projeto Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes
Depois de tomar tais decisões, tire as medidas e faça um desenho simples do ambiente. No final, o mais importante é ter ao menos 70 cm nas laterais do móvel, garantindo boa circulação.
Estilo para se jogar
Vitoriano imponente, clássico com capitonê, moderno colorido, contemporâneo sóbrio… Seja qual for a sua preferência, o conselho é sempre o mesmo: procure por um estilo de sofá que complemente o restante da casa.
A dica básica é: se você realmente quer ousar aposte em um tom vibrante, listrado ou estampado; se prefere sobriedade vá em tons de branco, cinza e bege. As cores fortes também funcionam em ambientes neutros que mereçam um ponto de destaque.
Materiais
Falamos sobre a aparência, mas os requisitos técnicos e funcionais são fundamentais na hora de comprar o seu sofá. A escolha vai depender da necessidade!
Os sintéticos são muito resistentes, indicados para quem possui alergias e impermeáveis e fáceis de limpar. Outra opção que exige pouca manutenção é o jacquard, uma proposta mais tradicional que acumula pouca sujeira. Mas se o que você procura mesmo é pelo máximo de conforto e maciez vá de suede ou chenille!
Mais dicas
Foto © Projeto Triplex Arquitetura
- Lembre-se de tirar as medidas das portas e janelas ou conferir as condições do elevador do seu prédio.
- Nos livings dê preferência a peças sem muita profundidade. No home theater, quanto mais profundidade melhor. Estofados reclináveis também são ideias para as salas de TV.
- Os sofás em L são ótimos para quem quer delimitar espaços e manter uma boa circulação.
- Pano úmido, sabão neutro e aspirador servem para limpar praticamente todos os modelos de sofás.